Diferenciais

É comum abrirmos o chuveiro e esperarmos alguns minutos até que a água comece a esquentar. Entramos debaixo do chuveiro e poucos segundos depois a água esquenta a ponto de nos queimar. Então passamos frio fora da ducha até regular a mistura com água fria do outro registro.

Todo este tempo estamos desperdiçando uma enorme quantidade de água e energia envolvida no seu aquecimento, além deste desconforto cotidiano que muitas vezes passa despercebido.

Este problema ocorre principalmente devido às tubulações longas (acima de 5m entre o boiler ou aquecedor de passagem e o ponto de consumo). Por melhor que seja o isolamento térmico na tubulação, um período de tempo sem uso do chuveiro leva certamente a resfriar a água que está na tubulação. Quando o usuário for abrir o registro, toda a água fria que está na tubulação tem de sair antes de chegar a água quente, e levará ainda mais algum tempo para esquentar a própria tubulação.


O inovador sistema de recirculação de água quente com sensor de presença Aquamec soluciona este problema através de uma bomba de baixíssima potência. Controles de temperatura com sensores bem localizados farão com que haja uma circulação da água toda vez que detectarem valores de temperatura abaixo do especificado (por ex. 37o C) e/ou quando alguém entra no banheiro (através de sensores de presença). Tornando assim disponível de imediato a água quente próximo ao ponto de consumo e permitindo ao usuário o conforto de ter água quente ao abrir a torneira. E chega de desperdício!

Para minimizar as perdas térmicas e de energia que o sistema requer (por ex. o consumo elétrico desta pequena bomba), uma programação pode ser feita para que o anel de circulação funcione somente em faixas de horários e/ou dias preestabelecidos, evitando que a circulação de água ocorra em períodos desnecessários, como por ex. de madrugada, quando o consumo de água quente é pouco provável.


O anel de circulação de barrilete (veja a figura acima) é um dispositivo simples que pode ser adaptado facilmente no sistema hidráulico da casa que, associado à bomba de circulação instalada junto ao boiler Aquamec, mantém a água quente circulando pela tubulação e, portanto, mais próxima os pontos de consumo. Estima-se que a água quente chegue ao ponto de consumo em torno de 5 a 7 segundos após a abertura do registro. Outro tipo mais apurado de anel de circulação, chamado de anel de sub-ramais, disponibiliza a água quente de maneira praticamente instantânea, seu custo de implantação é baixíssimo, porém é mais indicado em novas edificações.
O dispositivo é composto de 3 elementos principais:

1- O anel - de responsabilidade do projeto hidráulico, consiste em trazer a tubulação de distribuição de água quente dos pontos mais distantes de volta até o reservatório. Mais ou menos tempo para chegada da água quente até o ponto de consumo são características da distribuição hidráulica e não do sistema de aquecimento. O bom isolamento térmico deste anel é fundamental para evitar perdas expressivas de energia. A Aquamec orienta esta e outras dicas para o conforto do seu banho.

2- A bomba de circulação - instalada junto ao boiler (ou ao aquecedor de passagem), garante que a água circule pelo anel. O nível de ruído desta bomba é praticamente nulo.

3- Os comandos - permitem o acionamento permanente automático da bomba condicionado a termostato, sensores de presença ou ainda o acionamento manual para minimizar ainda mais os custos de energia. O grande diferencial da Aquemec está justamente no foco em diminuir ao máximo estes custos envolvidos na energia necessária para o funcionamento do sistema e nos princípios ecológicos da sustentabilidade.

Aproveite todas as vantagens de quem projeta sistemas inovadores e fabrica seus equipamentos!                             
Solicite um orçamento sem compromisso!

Conheça a ferramenta do POW internet para criação de sites Institucionais e E-commerce