Energias alternativas

Porque utilizar Energias Renováveis.

As energias renováveis são inesgotáveis, caracterizam-se pela capacidade que têm de se regenerar e, como tal, ainda por respeitarem o ambiente. Essas propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais, que danificam nosso planeta e cada vez mais acarretam em problemas para o meio ambiente.

Constituem energias renováveis a solar, a eólica, as ondas e a hidráulica. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol, além destas, são ainda renováveis a biomassa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem diretamente do sol.

O sol é o responsável direto pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento e à energia das ondas.

O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente dos ciclos da água.

As Fontes Primárias: – são aquelas que ocorrem na natureza, e que nessa forma são utilizadas pelo homem –Ex: Sol, água ( mar e rios); vento; petróleo; gás natural; urânio; etc.

As Fontes Secundárias: – são obtidas a partir de outras, após transformação – Ex: eletricidade; gasolina; gasóleo; etc.

Principais Benefícios  das Energias Renováveis

Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis;

O seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”;

Oferecem menos riscos do que a energia nuclear;

Permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas);

Permitem reduzir as emissões de CO2, melhor a qualidade de Vida (um Ar mais limpo);

Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis;

Conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis;

Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.

 

 

 

Clique na imagem abaixo para interagir com o infográfico.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br

Conheça a ferramenta do POW internet para criação de sites Institucionais e E-commerce