Porque utilizar Energias Renováveis.
As energias renováveis são inesgotáveis, caracterizam-se pela capacidade que têm de se regenerar e, como tal, ainda por respeitarem o ambiente. Essas propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais, que danificam nosso planeta e cada vez mais acarretam em problemas para o meio ambiente.
Constituem energias renováveis a solar, a eólica, as ondas e a hidráulica. Todas elas, para além da sua presença ilimitada sobre a Terra e da sua inocuidade face ao meio ambiente, têm uma origem comum: o sol, além destas, são ainda renováveis a biomassa, energia geotérmica e a das marés, que não dependem diretamente do sol.
O sol é o responsável direto pela energia solar (fotovoltaica e térmica), mas está também na origem da energia eólica, ao provocar as diferenças de pressão que dão origem ao vento e à energia das ondas.
O sol contribui também para o desenvolvimento da matéria orgânica de origem biológica (biomassa) e é o principal agente dos ciclos da água.
As Fontes Primárias: – são aquelas que ocorrem na natureza, e que nessa forma são utilizadas pelo homem –Ex: Sol, água ( mar e rios); vento; petróleo; gás natural; urânio; etc.
As Fontes Secundárias: – são obtidas a partir de outras, após transformação – Ex: eletricidade; gasolina; gasóleo; etc.
|